Érico.


Nome Completo: Érico Veríssimo Maia Cavalcante
Data de Nasicmento: 16/09/1979
Cidade Natal-Estado: Mossoró - Rio Grande do Norte
Clubes por onde Passou: Potiguar de Mossoró (RN),
ABC(RN), Fluminense(BA), Icasa(CE), Baraúnas (RN), Treze (PB), Ananindeua (PA), Remo(08), Castanhal(PA), Sergipe(SE), Itabaiana(SE)
Inscrição CBF: 136521

Pelo Remo:
Competições disputadas: Série C(2008)
Títulos ganhos pelo clube: 0
Jogos como titular: 1
Jogos como reserva utilizado: 0
Jogos como reserva inutilizado: 11
Gols: 3
Cartões amarelos: 0
Cartões vermelhos: 0

Curiosidade(s):

2005
ºSagrou-se campeão estadual defendendo o Treze. No 1º turno a equipe foi vice-campeã da fase classificatória conquistando 16 pontos e passou para as eliminatórias. Na semi-final eliminou o Nacional de Patos com derrota por 3 x 2 e vitoria por 2 x 0 e na final venceu incontestavelmente o Botafogo por 3 x 0 e 2 x 1, levando para seu estádio o título. No 2º turno o alvinegro teve nais dificuldades. Na fase classificatória a equipe ficou em 4º, garantindo a última vaga para a fase eliminatória. Nas semi-finais teve novamente pela frente o Nacional de Patos e o eliminou com empate em 1 x 1 e vitória por 1 x 0. Na final enfrentou o Campinense e não teve pena. Venceu a primeira partida por 3 x 1 em casa e na casa do adversário enfiou um sonoro 3 x 0 e garantiu o título estadual.
ºParticipou da campanha do Treze na Copa do Brasil, uma das melhores campanhas da equipe em torneios nacionais até então. Na 1ª fase a equipe enfrentou o Ulbra(RS) e após perder a primeira partida na casa do adversário por 3 x 0, venceu na Paraíba por 5 x 0 e conseguiu passar de fase. Na 2ª fase o adversário foi o São Caetano(SP). Em casa o Treze venceu por 2 x 1 e em São Paulo um empate em 1 x 1 garantiu a classificação da equipe nordestina. Nas oitavas de final foi a vez do Coritiba(PR). Na primeira partida, no Paraná, o Coritiba venceu por 2 x 1. Mas no jogo de volta o Treze venceu por 1 x 0 e eliminou mais uma equipe do campeonato. Nas quartas de final enfrentou o favoritíssimo Fluminense(RJ). Perdeu a primeira partida no Rio por 1 x 0 e venceu pelo mesmo placar em casa, levando o jogo para os penaltys. Nas penalidades máximas 9 x 8 para o Fluminense e o Treze acabou eliminado da copa do Brasil.

2006
ºSagrou-se campeão paraibano defendendo o Treze. No 1º turno da competição o Treze foi campeão da fase classificatória com 20 pontos em 8 jogos, passando para as fases eliminatórias. Nas semi-finais eliminou o Nacional de Cabedelo após 2 empates, sendo 3 x 3 fora de casa e 2 x 2 em casa. Na final do turno enfrentou o Botafogo e, após derrota de 1 x 0 no primeiro jogo, venceu em casa por 2 x 1 e sagrou-se campeão. No 2º turno o Treze foi novamente campeão da fase classificatória, desta vez com 19 pontos em 8 jogos, passando para as fases de "mata-mata". Nas semi-finais enfrentou o Nacional de Patos e se classificou empatando um jogo em 1 x 1 e vencendo o outro por 3 x 1. Na final novamente seu adversário foi o Botafogo só que desta vez o fogão levou a melhor após venceu uma partida por 2 x 0 e perder a outra por 3 x 2. Na grande final do campeonato, Botafogo e Treze se enfrentaram mais uma vez, com o Treze jogando por 2 empates. Na primeira partida 2 x 1 Botafogo e, na partida de volta, o Treze venceu por 2 x 1 e sagrou-se campeão estadual.
ºParticipou da campanha do Treze no campeonato brasileiro da Série C. Na 1ª fase a equipe ficou no Grupo 6 com Ferroviário(CE), Potiguar(RN) e Ypiranga(PE). Após 6 jogos disputados e 9 pontos conquistados o Treze ficou na 2ª colocação do grupo e avançou de fase. Na 2ª fase ficou no Grupo 19 com Bahia(BA), Coruripe(AL) e Icasa(CE) e novamente conseguiu a 2ª colocação, desta vez com 8 pontos conquistados e passou de fase. Na 3ª fase a equipe paraibana ficou no Grupo 26 com Tuna Luso(PA), Vitória(BA) e Ríver(PI) e, para não perder o costume, ficou na 2ª colocação com 11 pontos em 6 jogos e chegou a fase final da competição. No octogonal final o Treze foi muito mal. Após 14 jogos e apenas 11 pontos conquistados a equipe alvinegra ficou na lanterna e teve extinguido o seu sonho de subir para a segunda divisão do campeonato brasileiro.
ºÉrico foi premiado na escolha dos melhores da área esportiva em 2006 na Paraíba, organizado pela torcida Tocha Alvinegra. Érico foi eleito o melhor goleiro atuante na Paraíba e entrou para a "Seleção Paraibana" da escolha.

2007
ºParticipou da ruim campanha do Treze no campeonato estadual. No primeiro turno a equipe sequer passou a fase das eliminatórias ficando na 6ª colocação da fase classificatória com apenas 13 pontos em 9 jogos. No segundo turno a campanha foi um pouco melhor, já que o Treze ficou na 4ª colocação da fase classificatória com 16 pontos, eliminou o Souza na semi-final com uma vitória por 2 x 0 e um empate em 2 x 2, mas perdeu a final do turno para o Atlético após vencer a primeira partida por 2 x 1 perder a segunda pelo mesmo placar.
ºFoi campeão da copa Rio Grande do Norte defendendo o Baraúnas. Na 1ª fase a equipe ficou no Grupo B e conquistou 17 pontos em 8 jogos, sendo a 1ª colocada e passando para as semi-finais. Na semi-final eliminou o favorito ABC com vitória por 2 x 1 e empate em 3 x 3. Na grande final enfrentou o América de Natal e com 2 vitórias de 3 x 2 sagrou-se campeão da Copa Rio Grande do Norte.

2008
ºParticipou da boa campanha do Ananindeua no campeonato paraense. No 1º turno a equipe da cidade do Ananin foi vice-campeã da fase classificatória e passou para as fases eliminatórias do turno. Na semi-final empatou em 1 x 1 com o Castanhal e conseguiu a classificação para a final. Na finalíssima enfrentou o Águia de Marabá e, com o empate em 2 x 2 ficou com o vice-campeonato do turno. No 2º turno novamente o Ananindeua foi bem e se classificou na fase classificatória conquistando a 3ª colocação. só que nas semi-finais foi eliminado pelo Paysandu após um empate em 2 x 2.
ºParticipou da boa campanha do Sergipe no campeonato estadual. A equipe da capital do Estado ficou, na primeira fase, na 2ª colocação da classificação com 31 pontos conquistados (9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas) em 18 rodadas e passou para a fase seguinte. No quadrangular final o Sergipe recebu 1 ponto extra por conta de ter sido 2º colocado na classificação geral e somou este a mais 11 pontos conquistados no quadrangular (3 vitórias, 2 empates e 1 derrota), o que perfez 12 pontos. Com esta pontuação a equipe ficou na 2ª colocação do quadrangular e se sagrou vice-campeão estadual.
ºO atleta foi votado na eleição dos melhores jogadores do campeonato Sergipano. O prêmio para os melhores jogadores do campeonato estadual é concedido pela Federação Sergipana de futebol e consistiu na votação feita por 53 cronistas esportivos escolhidos criteriosamente que votavam a sua seleção do campeonato. Na posição goleiros, Érico, que defendia o Sergipe, recebeu 75,46% dos votos, ficando na eleição como melhor goleiro do campeonato com 4 vezes mais votos que o segundo colocado.
ºParticipou da péssima campanha do Remo no campeonato brasileiro da Série C. Na 1ª fase a equipe azulina ficou no Grupo 02 e conseguiu a 2ª colocação após 11 pontos em 6 jogos disputados, ficando a frente de Cristal(AP) e Progresso(RR) e atrás do Holanda(AM). Na 2 fase ficou no grupo 17 e teve participação vexatória. 6 jogos e apenas 6 pontos conquistados, ficando na lanterna do grupo e sendo rebaixado a aspirante a vaga na quarta divisão do brasileiro do ano seguinte
ºFoi campeão da seletiva para o campeonato paraense de 2009 defendendo o Castanhal. O japiim disputou 9 jogos e conquistou 21 pontos, conseguindo o título de forma invicta, afinal teve 6 vitórias e 3 empates. O aurinegro também teve a melhor defesa do campeonato e o 2º melhor ataque e conseguiu vaga no campeonato paraense do no seguinte.

2009
ºParticipou da boa campanha do Sergipe no campeonato estadual. A equipe da capital do Estado ficou, na primeira fase, na 2ª colocação da classificação com 28 pontos conquistados (7 vitórias, 7 empates e 4 derrotas) em 18 rodadas e passou para a fase seguinte. No quadrangular final o Sergipe somou 13 pontos, estes provenientes de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Com esta pontuação a equipe ficou na 1ª colocação do quadrangular e se sagrou ampeã desta fase, conseguindo vaga na grande final. Na final do Estadual o Sergipe enfrentou o Confiança que havia sido campeão da primeira fase da competição. No jogo de ida, Sergipe 2 x 1. No jogo de volta, Confiança 2 x 0 e com estes resultados Érico, pelo segundo ano consecutivo, sagrou-se vice-campeão sergipano.

2010
ºParticipou da boa campanha do Itabaiana no campeonato estadual. A equipe sergipana ficou, na primeira fase, na 2ª colocação com 30 pontos conquistados (9 vitórias, 3 empates e 6 derrotas) em 18 rodadas e passou para a fase seguinte. No quadrangular final o Itabaiana foi muito mal e somou apenas 3 pontos, pontuação proveniente de 3 empates e 3 derrotas conseguidas pela equipe no quadrangular. Com esta pontuação a equipe ficou na última colocação do quadrangular. O Itabaiana terminou na 4ª colocação geral do sergipano.ºO atleta foi votado na eleição dos melhores jogadores do campeonato Sergipano. O prêmio para os melhores jogadores do campeonato estadual é concedido pela Federação Sergipana de futebol e consistiu na votação feita por 46 cronistas esportivos escolhidos criteriosamente que votavam a sua seleção do campeonato. Na posição goleiros, Érico recebeu 26,08% dos votos, ficando na eleição como 2º melhor goleiro do campeonato.
°Participou da ridícula campanha do Sergipe na Copa do Nordeste. A equipe ficou na última colocação do campeonato com apenas 13 pontos conquistados em 14 jogos.

2011
ºÉrico participou da campanha do Itabaiana no campeonato sergipano. No Primeiro Turno (Taça Cidade de Aracaju) a equipe ficou na 4ª colocação do Grupo A entre 5 equipes e sequer passou para a fase semi-final. No segundo turno, a Taça Estado de Sergipe, novamente o Itabaiana foi muito mal, ficou na 4ª colocação do Grupo A e não conseguiu passar de fase. Na classificação geral a equipe ficou na 8ª colocação entre 10 equipes com 21 pontos, apenas 3 a frente do rebaixado Estanciano.

Nenhum comentário: