Marçal.


Nome completo: Severino Marçal de Menezes Júnior
Data de Nascimento: 30/05/1977
Cidade Natal - estado: Baião - Pará
Clubes por onde passou: Pedreira(PA), Tuna Luso(PA), Remo(PA), Tiradentes(PA), Ypiranga(AP), Abaeté(PA), Vila Rica/Cametá(PA), Cristal(AP), Ananindeua(PA), Itacuense(TO), Águia de Marabá(PA), Independente/Tucuruí(PA), Cametá EC(PA), Parauapebas FC(PA)
Inscrição CBF: 145065

Curiosidade(s):

2003
°Participou da campanha da Tuna Luso no campeonato paraense. Na primeira fase da competição a águia do souza foi 3ª colocada com 14 pontos (4 vitórias, 2 empates e 1 derrota) em 7 partidas, conseguindo classificação para o quadrangular final da competição. No quadrangular, a Tuna conquistou 4 pontos advindos de uma vitória, um empate e uma derrota, ficou na 2ª colocação e passou para a final do torneio estadual. Na final confrontou o Remo. Venceu a 1ª partida por 2 x 1, mas no jogo de volta perdeu por 4 x 0 e ficou com o vice-campeonato estadual.
ºFoi titular na pífia campanha da Tuna Luso na Copa do Brasil. Logo na 1ª fase a equipe paraense confrontou o Atlético Paranaense e empatou a primeira partida, em casa, por 2 x 2. No jogo de volta, o Atlético venceu por 1 x 0 e a Tuna foi precocemente eliminada da competição.

2004
ºFoi titular na péssima campanha da Tuna no campeonato paraense que culminou com seu rebaixamento para o seletivo do campeonato paraense. No primeiro turno da competição a Tuna ficou apenas na 5ª colocação entre as 8 equipes do estadual com 10 pontos conquistados (3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas) em 7 partidas disputadas. No segundo turno a campanha foi pior ainda, ficando a Tuna na penúltima colocação com apenas 5 pontos conquistados (1 vitória, 2 empates e 4 derrotas). Na classificação geral a equipe cruzmaltina terminou na 5ª colocação e acabou rebaixada ao seletivo do parazão.
ºParticipou da meteórica passagem da Tuna na Copa do Brasil. A equipe paraense só conseguiu fazer um jogo na competição. Logo na 1ª fase os cruzmaltinos enfrentaram o Palmeiras (SP) e foram derrotados, em casa, por 3 x 1. Com o resultado não necessitou nem ter jogo de volta para que a Tuna fosse eliminada da Copa Nacional.

2005
ºConquistou o acesso para a fase principal do campeonato paraense defendendo o Abaeté. A equipe abaetetubense somou 19 pontos (5 vitórias e 4 empates) em 9 rodadas da seletiva e ficou, de forma invicta, na 2ª colocação do seletivo, atrás apenas do São Raimundo. Com a pontuação o abaeté tornou-se vice-campeão da seletiva e conseguiu acesso para a fase principal do campeonato paraense.
ºFoi titular do Abaeté na melhor campanha do clube Abaetetubense num campeonato estadual até então. Na Taça cidade de Belém a equipe ficou na 3ª colocação da chave B com 9 pontos (2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas) em 7 jogos. Na Taça Estado do Pará foi vice-campeão da Chave B com 12 pontos (3 vitórias, 3 empates e 1 derrota) em 7 jogos. Apesar de não ter chegado em nenhuma final de turno, o Abaeté ficou na 3ª colocação geral do estadual e conquistou vaga para disputar a Série C do campeonato brasileiro, o maior feito da história do clube até então.

2006
ºConseguiu, pelo segundo ano consecutivo, o acesso para a fase principal do campeonato paraense, só que desta vez pelo Vênus. A equipe de Abaetetuba somou 13 pontos (3 vitórias, 4 empates e 2 derrotas) em 9 partidas realizadas. Com os resultados ficou na 4ª colocação do seletivo e conquistou a última vaga que dava direito ao acesso para a fase principal do campeonato paraense.
ºMarçal foi rebaixado para a seletiva do parazão defendendo o Vênus. Mesmo depois de conseguir um difícil acesso para a fase principal, o Vênus cedeu na disputa e acabou rebaixado novamente. No 1º turno da competição a equipe foi lanterna da Chave B com apenas 5 pontos (1 vitória, 2 empates e 4 derrotas). No 2º turno o Vênus foi um pouco melhor, uma vez que ficou na 3ª colocação da Chave B com 6 pontos (2 vitórias e5 derrotas). Na classificação geral do campeonato o Vênus ficou na 6ª colocação entre as 8 equipes e acabou rebaixado para a seletiva do parazão.

2007
°Foi figura expressiva na melhor campanha da história do Ananindeua na Copa do Brasil até então. Na 1ª fase a tartaruga enfrentou o São Raimundo(AM) e, com vitória em casa por 2 x 0 derrota no Amazonas por 1 x 0 pasou a 2ª fase. Só que, na 2ª fase foi eliminada pelo tradicional Sport Recife sofrendo em Belém uma goleada por 5 x 0.
°Fez boa campanha com o Ananindeua no campeonato estadual. Na Taça Cidade de Belém o Ananindeua foi campeão da 1ª fase com 19 pontos conquistados (6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas), passando as semi-finais do turno. Eliminou o Paysandu com vitória por 1 x 0 e passou a final. NA final do turno perdeu para a Tuna Luso por 1 x 0 e ficou com o vice-campeonato da Taça Cidade de Belém. Na Taça Estado do Pará, novamente boa campanha, foi vice-campeã da 1ª fase com 17 pontos conquistados (4 vitórias e 5 empates) e passou para a semi-final, onde novamente enfrentou o Paysandu. O ananindeua não se encontrou em capo e foi derrotado por 6 x 1 pelos bicolores, sendo eliminado do estadual. contudo a tartaruga terminou na inédita 3ª colocação do campeonato estadual.

2008
°Marçal teve frustada a vontade de conseguir o acesso para a seletiva do campeonato paraense defendendo o Abaeté. A equipe de Abaeté fez campanha irregular na segunda divisão estadual, onde conquistou 7 pontos (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e ficou na 3ª colocação da segunda divisão do campeonato paraense. Como só conseguiriam o acesso 2 equipes, o Sport Belém e Time Negra subiram para a seletiva. Contudo o Abaeté teve o 2º melhor ataque da competição com 10 gols marcados e a 2ª melhor defesa com 5 gols sofridos, além de ser a equipe que conseguiu a maior goleada da segundinha, 7 x 1 sobre o Independente. Marçal marcou quatro gols na competição e sagrou-se artilheiro, empatado com Paulinho do Independente.

2009
ºConseguiu seu 3º acesso para a fase principal do parazão, desta vez defendendo o Vila Rica. O vila somou 17 pontos (5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas) e ficou na segunda colocação geral da seletiva, atrás apenas do Castanhal. Com os resultados o Vila Rica ficou com o vice-campeonato da seletiva e conseguiu acesso para a fase principal do campeonato paraense. Marçal marcou 1 gol na competição.
ºPelo Águia fez uma razoável participação no campeonato estadual. No 1º turno a equipe marabaense foi mal e ficou apenas na 5ª colocação com 10 pontos conquistados (3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas), não conseguindo passagem para a segunda fase do turno. No 2º turno a equipe de Marabá foi um pouco melhor ficando na 4ª colocação com 14 pontos (4 vitórias, 2 empates e 1 derrota) e passando para a fase semi-final. Só que nas semi-finais enfrentou o São Raimundo em Santarém e perdeu por 3 x 2, sendo eliminado da competição. O Águia ficou na 4ª colocação geral do campeonato.

2010
°O meia, jogando pelo Independente/Tucuruí fez boa campanha no estadual. No 1º turno foi 2º colocado com 13 pontos, ficando atrás apenas do Remo e passou para as semi-finais. Na semi foi eliminado pelo Paysandu após derrota por 2 x 1. No 2º turno a equipe foi mal e ficou na 6ª colocação com apenas 7 pontos conquistados e nem sequer passou para a fase seguinte. Na classificação geral o Independente ficou na 5º colocação. Marçal fez 5 gols na competição.
ºParticipou da péssima campanha do Cametá na Série D do campeonato brasileiro. Logo na primeira fase o Cametá foi eliminado, conquistando apenas 8 pontos (2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas) em 6 partidas e ficando na 3ª colocação do Grupo A que contava também com Remo (PA), América(AM), e Cristal(AP). O Cametá ficou na 25ª colocação geral entre as 40 equipes que disputaram a competição.
°O meiocampista começou a faltar a treinos do Cametá e se recusou a viajar para o Amapá, onde a equipe enfrentaria o Cristal pela Série D. Após investigação dos diretores do clube, descobriu-se que o atleta não estava jogando, pois estava disputando um campeonato de futebol amador em Baião, sua cidade natal, logo após a descoberta ele foi demitido. Contudo, o atleta afirmou que estava fazendo isso para ganhar uns "trocados", já que o Cametá não pagava seus salários há mais de 2 meses.
°Defendendo o Parauapebas, o jogador conseguiu o título da segunda divisão do campeonato paraense. Os bons presságios começaram logo na estréia, o Parauapebas venceu o Redenção por humilhantes 7 x 0. Na 1ª fase da competição a equipe ficou na 2ª colocação da Chave A e se classificou para a 2ª fase, onde enfrentou e liminou o Izabelense, passando para a 3ª fase. Nas semi-finais, o Parauapebas enfrentou o Bragantino e, com uma derrota por 2 x 1 e uma vitória por 2 x 0 conseguiu acesso para a seletiva do campeonato paraense e classificou-se para a final. Na grande final o adversário foi o abaeté e a equipe de Parauapebas não teve pena, venceu os dois jogos, por 2 x 0 e 1 x 0 e conseguiu, no seu 2º ano de existência, o título da segunda divisão estadual.

2011
°O jogador participou da ruim campanha do Parauapebas na seletiva para o campeonato paraense. A equipe que era uma das favoritas ao título, chegou na última rodada lutando para não ser rebaixada. Com alto investimento em comparação com as demias agremiações, chegar na 5ª colocação e ficar longe do acesso foi considerado um fiasco. O PFC conquistou apenas 8 pontos em 7 jogos, ficando apenas 2 a frante do rebaixado Santa Rosa, além de ter marcado 13 gols e sofrido 15.
ºDefendendo o Independente/Tucuruí, o meia ajudou a equipe a conseguir uma façanha histórica no Estado do Pará. Pela primeira vez uma equipe do interior do Estado sagrou-se campeã do estadual em mais de 100 anos de competições. Na Taça Cidade de Belém o galo elétrico ficou na 3ª colocação da fase classificatória e passou para a fase seguinte. Enfrentou nas sem-finais o Paysandu e foi eliminado com um 3 x 3 e uma derrota de 3 x 1. Na Taça Estado do Pará a equipe foi campeã indiscutível da primeira fase, somando 15 pontos em 7 jogos, eliminou o Remo nas semi-finais com uma derrota por 1 x 0 em Belém e vitória por 2 x 0 em Casa, chagando até a final do turno. Na final venceu o Cametá fora de casa por 2 x 1 e empatou heroicamente em casa por 2 x 2, sendo campeão do turno e chegando a grande final do campeonato. Na final enfrentou o Paysandu. O Empate de 2 x 2 em Tucuruí deixou o galo em situação complicada, tinha que vencer em Belém para ser campeão ou ao menos empatar para levar o jogo para os penaltys. O Paysandu abriu o placar e o galo virou, ainda no primeiro tempo, pra 3 x 1. Na segunda etapa o Paysandu diminuiu e empatou aos 45 do segundo tempo, levando o jogo para os penaltys. O Independente acertou as 3 primeiras cobranças e o Paysandu errou todas, dando assim, ao Independente, o direito de comemorar o título do campeonato paraense dentro do Mangueirão e dando o título pela primeira vez ao interior do Estado.
ºO meia foi eleito pelo jornalista Cláudio Guimarães, em sua coluna diária no Jornal Diário do Pará, para a seleção do campeonato paraense de futebol. Ser escolhido para tal seleção demonstra o belo desempenho do jogador na competição.
ºMarçal também foi eleito pelo jornalista Gérson Nogueira, em sua coluna diária no jornal diário do Pará, para a seleção do campeonato paraense. Segundo o jornalista: "Entra na seleção tanto pelo papel de organizador quanto o de meia-atacante. Ao lado de Gian, formou a dupla afiadíssima de criação. Quando havia espaço, ainda surgia la na frente para finalizar - como no primeiro gol do Independente no mangueirão"
ºO atleta foi eleito, pelo Trófeu Camisa 13, maior premiação esportiva do Estado do Pará, como Segundo melhor meia atacante pela direita do campeonato paraense. Marçal recebeu 1.586 votos ou 20,10% dos votos.
ºO meia foi eleito pelo jornalista Pio Netto, em sua coluna semanal no jornal O Liberal, para a seleção do campeonato paraense de futebol.

Nenhum comentário: