Índio.


Nome Completo: José Satiro do Nascimento
Data de Nascimento: 03/04/1979
Cidade Natal - Estado: Palmeira dos Índios -Alagoas
Clubes por onde passou: Corinthians(SP), Goiás(GO), Caxias(RS), Santo André(SP), Pohang Steelers(Coréia), Daegu(Coréia), PAOK Salonique(Grécia), Alianza Lima(Peru), Vitória de Santo Antão(PE), Gama(DF), Francana(SP), Noroeste(SP), Remo(2010), EC Rio-São Paulo(RJ)
Inscrição CBF: 132893

Pelo Remo:
Competições disputadas: Paraense(2010), Copa do Brasil(2010)
Títulos ganhos pelo clube: X

Paraense (2010)
Jogos Como titular: 5
Jogos como Reserva Utilizado: 0
Jogos Como Reserva Inutilizado: 2
Gols: 0
Cartões Amarelos: 0
Cartões Vermelhos: 0

Copa do Brasil(2010)
Jogos como titular: 1
Jogos como reserva utilizado: 0
Jogos como reserva Inutilizado: 1
Gols: 0
Cartões amarelos: 0
Cartões vermelhos: 0


Curiosidade(s):
°José Satiro é um dos poucos casos de indígenas que se tornaram jogadores de futebol. O atleta nasceu na tribo Xucuru-cariri e chegou a ser campeão de clubes da FIFA.
°O pai de Índio não permitia de maneira alguma que ele virasse jogador de futebol. Até que dirigentes do Vitória, na calada da noite, ajudaram-o a fugir da tribo para treinar no clube baiano.
°Jogando pelo Corinthians, mesmo após vários títulos renomados, Índio nunca conseguiu ganhar salário maior que R$1500,00. Para compensar o baixo salário, o jogador, que era viciado em baralho, fazia aposta com os demais jogadores do elenco na "cacheta". Só que, segundo o próprio atleta, ele roubava muito, guardava cartas no bolso, passava a vez do outro e acabava ganhando todas as partidas, que chegavam a ter como aposta até R$300,00.

1997
°Índio foi campeão da Copa Dallas sub-19 pelas categorias de base do Vitória(BA).

1998
°Jogando pelo Corinthians, o lateral ajudou a equipe a ser líder da primeira fase do campeonato brasileiro e classificar-se para as quartas de final. Nas quartas eliminou o Grêmio, na semi-final eliminou o Santos e, na grande final, venceu o Cruzeiro, com Índio titular da lateral e sagrou-se campeão brasileiro. Foi o 1º título expressivo da carreira do jogador.

1999
°Foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior pelo Corinthians.
°O lateral indígena, ainda defendendo o alvinegro paulista, ajudou sua equipe a novamente ser líder da 1ª fase do campeonato brasileiro e se classificar para as quartas de final da competição. Eliminou Guarani e São Paulo e chegou na grande final contra o Atlético Mineiro. Novamente com Índio titular absoluto da equipe, o Corinthians sagrou-se campeão brasileiro.

2000
°Na Copa João Havelange, defendendo o Corinthians, Índio amarogu a penúltima colocação no Módulo I da competição, ficando na frente apenas do Santa Cruz.
°Ainda defendendo o Timão, Índio jogou o Mundial interclubes. Na 1ª fase a equipe paulista estava no Grupo A, junto com Real Madri(ESP), Raja Casablanca(MAR) e Al Nasser(ARA) e terminou na 1ª colocação, se classificando para final da competição. Na grande final enfrentou o Vasco, que havia eliminado, entre outras duas equipes o Manchester United. Depois de um empate em 0 x 0 no tempo regulamentar, Corinthians venceu nos penaltys e foi o primeiro campeão mundial da FIFA.

2001
°Jogando pelo Goiás, despitou a Copa Centro-Oeste. Na 1ª fase ficou no Grupo A junto com Comercial(MS), Bandeirante(DF) e Serra(ES), sendo o campeão do grupo com 100% de aproveitamento e saldo positivo de 17 gols. Na semi-final enfrentou o Gama e passou apertado com uma derrota de 2 x 0 e uma vitória de 4 x 2. Na grande final um confronto estadual, Vila Nova e Goiás e o esmeraldino levou a melhor e Índio levantou mais uma taça.

2004
°Jogando pelo Santo André foi vice-campeão da copa da Federação Paulista.

2009
°O lateral já havia encerrado a carreira quando resolveu a jogar profissionalemente pelo Franacana. Ele disputou a série A3 do campeonato paulista e ajudou sua equipe a conquistar a 5ª colocação na 1ª fase com 33 pontos em 19 jogos. Só que, na 2ª fase, seu clube foi o 4º e último colocado do Grupo A e acabou eliminado da competição, a qual terminou na 8ª colocação geral.

2010
°Índio foi eleito pelo radialista e comentarista Carlos Ferreira em sua coluna no jornal O Liberal como pior lateral direito que jogou no Pará neste ano. Índio foi um dos 6 jogadores que passaram pelo clube do Remo eleitos nesta seleção, mais da metade do time, reflexo das péssimas campanhas do clube na temporada.

Nenhum comentário: