Helinton.


Nome Completo: Helinton Pinheiro Costa
Data de Nascimento: 15/02/1989
Cidade Natal - Estado: Belém - Pará
Clubes por onde passou: Remo(06/10), Paysandu(PA), Time Negra(PA)
Inscrição CBF: 176977

Pelo Remo:
Competições Disputadas: Paraense(2009), Copa do Brasil(2009), Paraense(2010), Copa do Brasil(2010), Brasileiro Série D(2010)
Títulos ganhos pelo clube:

Amistosos(2008)
Jogos como titular: 2
Jogos como reserva utilizado: 0
Gols: 2
Cartões Amarelos: 0
Cartões Vermelhos: 0

Amistosos(2009)
Jogos como titular: 19
Jogos como reserva utilizado: 0
Gols: 8
Cartões Amarelos: 0
Cartões Vermelhos: 0

Paraense(2009)
Jogos como titular: 4
Jogos como reserva utilizado: 11
Jogos como reserva inutilizado: 1
Gols: 2
Cartões Amarelos: 1
Cartões Vermelhos: 0

Copa do Brasil(2009)
Jogos como titular: 0
Jogos como reserva utilizado: 0
Jogos como reserva inutilizado: 2
Gols: 0
Cartões Amarelos: 0
Cartões Vermelhos: 0

Amistosos(2010)
Jogos como titular: 5
Jogos como reserva utilizado: 1
Gols: 3
Cartões amarelos: 0
Cartões vermelhos: 0

Paraense(2010)
Jogos como titular: 13
Jogos como reserva utilizado: 4
Jogos como reserva Inutilizado: 3
Gols: 7
Cartões amarelos: 1
Cartões vermelhos: 0

Copa do brasil(2010)
Jogos como titular: 3
Jogos como reserva utilizado: 0
Jogos como reserva Inutilizado: 0
Gols: 1
Cartões amarelos: 0
Cartões vermelhos: 0

Série D(2010)
Jogos como titular: 1
Jogos como reserva utilizado: 3
Jogos como reserva Inutilizado: 1
Gols: 1
Cartões amarelos: 0
Cartões vermelhos: 0

Curiosidade(s):

2008
°Helinton foi campeão paraense sub-20 pelo Clube do Remo, tornando-se artilheiro do torneio e conquistando vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2010,

2009
°O atacante ganhou a Copa Metropolitana sub-20 pelo Clube do Remo.
°Ele participou de uma péssima campanha do Remo no parazão. No primeiro turno o clube azulino ficou na terceira colocação na fase inicial e foi desclassificado pelo São Raimundo nas semi-finais com o empate em 1 x 1. No segundo turno novamente o Remo ficou na terceira colocação, mas desta vez passou das semi-finais vencendo o Paysandu por 2 x 1, mas na final empatou com o São Raimundo em 1 x 1 em Belém e perdeu de 2 x 1 em Santarém, sendo vice-campeão do turno e ficando fora da decisão do campeonato paraense e fora da última divisão do campeonato brasileiro de futebol.

2010
°Em enquete feita pelas Organizações Rômulo Maiorana, o maior grupo de comunicação da Amazônia, o atacante Helinton foi eleito como o jogador paraense revelação do campeonato estadual, ele teve mais de 53% dos votos e superou o também atacante Moisés, até então jogador do Paysandu.
°Durante a Copa do Mundo, o jornal O Liberal fez uma pesquisa com alguns jornalistas para saber qual era a seleção paraense da então época e o atacante Helinton foi votado por 20% dos jornalistas como atacante da hipotética seleção.
°O comentarista esportivo João Cunha criou na Rádio Clube do Pará a premiação Craque "Camisa 11" que premia a cada rodada do campeonato brasileiro(séries C e D) o melhor jogador de equipe paraense. O quarto jogador a ganhar o prêmio foi o atacante Helinton, que jogava pelo Remo.
°Participou da vergonhosa campanha do Remo na Série D. Na primeira fase, em um grupo que tinha equipes desconhecidas como Cristal(AP), América(AM) e Cametá(PA), o Remo venceu as três partidas em Belém, empatou 2 e perdeu uma fora da capital paraense. Na segunda fase empatou com o modestpissimo Vila Aurora(MT) em casa e fora de casa, mas, por ter levado gols em Belém e não ter feito em Rondonópolis(MT) foi eliminado da última divisão do campeonato brasileiro.
°O atacante foi o primeiro jogador na história a ser vendido do Remo ao Paysandu, sendo que o contrário nunca ocorreu. O Paysandu pagou 70 mil reais pelo atacante e deu ao Remo 40% dos direitos de uma possível nova negociação.
°Mal havia voltado das férias concedidas pelo Paysandu, Helinton foi emprestado ao Time Negra(filial do alviceleste) para a disputa do seletivo para o campeonato paraense. Mesmo com a participação do jogador e de vários outros titulares do Paysandu por algumas partidas, o Time Negra acabou sendo rebaixado para a 2ª devisão paraense como lanterna da competição, sem conquistar nenhuma vitória.

2011
°O atacante sagrou-se campeão do Torneio comemorativo de 90 anos da Federação Surinamesa de Futebol. Nas semi-finais o Paysandu enfrentou o Inter(campeão da temporada 2010 do Suriname) e empatou em 1 x 1, vencendo nos penaltys por 5 x 4. Na grande final o adversário foi o Remo e mais um ampate, desta vez por 0 x 0. só que nos penaltys, mais uma vez o Paysandu venceu por 5 x 4 e sagrou-e campeão.
ºParticipou da campanha do Paysandu no campeonato paraense. Na Taça Cidade de Belém a equipe ficou na 2ª colocação da fase classificatória, passando as semi-finais. Nesta segunda fase enfrentou o Independente\Tucuruí e, com empate em 3 x 3 e vitória por 3 x 1 classificou-se para a final do turno. Na final venceu o Cametá por 2 x 1 fora de casa e por 3 x 2 em casa e sagrou-se campeão do primeiro turno. No segundo turno, por sua vez, o Paysandu sequer chegou perto de se classificar para a segunda fase, somando apenas 8 pontos em 7 jogos. Na grande final (que disputou por ter sido campeão do primeiro turno), o Paysandu enfrentou o Independente\Tucuruí. Após empate em 2 x 2 fora de casa, o Paysandu precisava vencer em casa para sagrar-se campeão ou empatar para levar o jogo para os penaltys. O Paysandu abriu o placar, mas ainda no primeiro tempo levou 3 gols e acabou a primeira etapa perdendo por 3 x 1. Conseguiu um heroico empate por 3 x 3 (um dos gols de Helinton) ao final do jogo e levou a partida para as penalidades máximas. Após errar as 3 primeiras cobranças e ver o Independente\Tucuruí concluir todas, o Paysandu ficou com o vice-campeonato estadual e pela primeira vez, viu um título paraense ficar com um clube do interior do estado em mais de 100 anos de competição.

Nenhum comentário: