Nelinho.


Nome Completo: Manoel Rezende Matos Cabral
Data de Nasicmento: 26/07/1950
Cidade Natal-Estado: Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Clubes por onde Passou: Bomsucesso (RJ), América (RJ), Setúbal (Portugal), Anzoategui (Venezuela), Remo (1972), Cruzeiro (MG), Atlético (MG), Grêmio (RS)
Inscrição CBF: 48495

Pelo Remo:
Competições disputadas: Paraense(1972), Brasileiro Série A(1972)
Títulos ganhos pelo clube: Campeonato Paraense(1972)

Série A(1972)
Jogos: 10
Vitórias: 1
Empates: 7
Derrotas: 2
Gols: 0

Curiosidades:
°O sucesso de Nelinho como jogador de futebol começou de forma inusitada. Ele amargava a reserva no Clube do Remo, até que a sorte lhe sorriu. O Cruzeiro precisava de um lateral-direito para substituir a Pedro Paulo, que havia encerrado a carreira, e tentou a contratação do Aranha, que era o titular da lateral direita no clube paraense. Durante a transação, porém, o Cruzeiro perdeu a disputa para o rival Atlético. Para não voltar sem ninguém, resolveu trazer Nelinho, reserva de Aranha, que, diziam, batia faltas muito bem. O atleta virou ídolo e chegou a disputar duas copas do mundo pela Seleção Brasileira.
°Nelinho foi um dos jogadores que mais conquistou títulos mineiros em toda a história. ele ganhou três pelo Crueiro(1973, 1974, 1977) e 4 pelo Atlético(1981, 1982, 1983 e 1985), somando 7 títulos, e ainda foi campeão gaúcho pelo Grêmio.
°
Seu chute forte rendeu até uma matéria de TV em que Nelinho chutou uma bola para fora do estádio do Mineirão.
°Em 1975, 1979 e 1980 o jogador foi premiado como bola de prata, famosa premiação dada aos 11 melhores jogadores do campeonato brasileiro. Ele foi eleito melhor lateral direito em ambas ocasiões e em todas defendia o Cruzeiro(MG).
°Em 2010, a revista Placar, uma das maiores magazines esportivas do Brasil, completou 40 anos ela elegeu os melhores jogadores brasileiros destes 40 anos de revista. Nelinho apareceu como o último dos escolhidos, o 40°.

Um comentário:

Unknown disse...

O titular era o Aranha, mas Nelinho era um reserva muito utilizado, entrando em campo no decorrer de várias partidas do Remo. Quando o Cruzeiro veio a Belém, jogar contra o Remo, Nelinho já era o titular e os cruzeirenses já vieram com a intenção de observa-lo. Nelinho teve uma excelente atuação no jogo, batendo faltas e dando chutes com muita força na bola, agradando à diretoria e ao técnico cruzeirense. O jogo terminou empatado em dois a dois, como era o último jogo do Remo na competição, Nelinho foi embora de Belém acompanhando a delegação de seu novo clube, o Cruzeiro de Belo Horizonte.