Alex Oliveira

Nome Completo: Alex de Oliveira Freitas
Data de Nasicmento: 21/01/1974
Cidade Natal-Estado: Barra Mansa - Rio de Janeiro
Clubes por onde Passou: Paulista de Suzano(SP), Etti Jundiaí(SP), Bragantino(SP), Atlético(MG), Atlético(PR), Vasco(RJ), Bahia(BA), Ponte Preta(SP), Fluminense(RJ), OFI(Grécia), Brasiliense(DF), Remo(06), Vila Nova(GO), Paulista de Jundiaí(SP), ABC(RN), Madureira(RJ), Macaé(RJ), Paysandu(PA), Goiânia(GO)
Inscrição CBF: 120778

Pelo Remo:
Competições disputadas: Série B(2006)
Títulos ganhos pelo clube: 0
Jogos como titular: 13
Jogos como reserva utilizado: 3
Jogos como reserva inutilizado: 0
Gols: 10
Cartões amarelos: 5
Cartões vermelhos: 0

Curiosidades:
1996
°Foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro defendendo o Bragantino. A equipe de Bragança paulista somou apenas 19 pontos em 23 rodadas do brasileirão e ficou na lanterna da competição, sendo rebaixado para a divisão inferior do campeonato. Alex oliveira jogou 17 jogos e fez 4 gols na competição.

1997
ºJogou na ruim campanha do Atlético no campeonato mineiro. Na 1ª fase até que o galo foi muito bem, uma vez que conseguiu a 1ª colocação isolada com 44 pontos em 22 jogos, chegando na fase eliminatória como principal favorito ao título. Nas quartas de final enfrentou o Villa Nova, que havia ficano na 8ª colocação da fase anterior, se classificando com extrema dificuldade. Na 1ª partida o Atlético perdeu por 3 x 1 e na 2ª venceu por 1 x 0 sendo eliminado do estadual de frma melancólica.
ºParticipou da modesta campanha do Atlético Paranaense no campeonato brasileiro. O furcão ficou na 18ª colocação entre 26 equipes participantes com 28 pontos conquistados em 25 rodadas. Alex Oliveira jogou 14 jogos na competição.
ºParticipou da ruim campanha do Atlético Mineiro na Copa do Brasil. Logo na primeira fase a equipe alvinegra eliminou o Remo com empate de 3 x 3 no Pará e vitória de 3 x 2 em casa. Mas logo na 2ª fase foi eliminado pelo Corinthians após derrota de 1 x 0 em São Paulo e empate em Minas por 1 x 1. Alex jogou 3 jogos na competição.

1998
ºSagrou-se campeão paranaense pelo Atlético. O Furacão fez muito bem seu papel no campeonato conquistando os 2 turnos da competição e chegando na final do campeonato om extrema vantagem para enfrentar o Coritiba. Na 1ª partida empate em 1 x 1. Na 2ª, Atlético 4 x 1. Na 3ª partida, a qual o Atlético jogava pelo empate, 2 x 1 Atlético e o título, após 8 anos de jejum, era rubro-negro novamente.
ºFoi titular em boa parte da ruim campanha do Atlético Paranaense no campeonato brasileiro. O rubro negro paranaense terminou a competição na 16ª colocação entre 24 equipes com 27 pontos conquistados em 23 rodadas. Alex jogou 16 jogos e marcou 5 gols na competição.

1999
ºFoi vice-campeão carioca defendendo o Vasco. Na Taça Guanabara a equipe da cruz de malta ficou na 2ª colocação com 22 pontos, 3 atrás do campão Flamengo. Na Taça Rio, por sua vez, a situação se inverteu, Vasco foi campeão com 23 pontos e ficou 5 pontos a frente do Flamengo, 2º colocado. Na grande final do campeonato os 2 voltaram a se enfrentar. Na 1ª partida 1 x 1. Na 2ª, 1 x 0 Flamengo e Vasco ficou com o vice-campeonato.
ºFoi campeão do torneio Rio-São Paulo defendendo o Vasco. Na 1ª fase ficou no Grupo 1 com Palmeiras(SP), Santos(SP) e Fluminense(RJ) e conquistou a 2ª colocação com 10 pontos conquistados em 6 partidas. Nas semi-finais enfrentou o São Paulo(SP) e com derrota de 3 x 2 e vitória de 3 x 1 passou a final. Na final enfrentou o Santos(SP), equipe a qual já tinha enfrentado por 2 vezes na competição e não havia perdido nenhuma. Na 1ª partida, Vasco 3 x 1. Na 2ª, o Vasco venceu novamente, desta vez de 2 x 1 e sagrou-se campeão.
°Participou da ruim campanha do Vasco na Copa do Brasil. Na 1ª fase o time da cruz de malta eliminou o Ji-Paraná(RO) com vitória de 4 x 2 fora de casa. Na 2ª fase enfrentou o América(RN) e venceu de 1 x 0 em Natal e 2 x 0 em casa. Só que na 3ª fase acabou eliminado pelo Goiás após derrota de 4 x 2 em Goiás e vitória de 2 x 1 em casa. Alex jogou 4 dos 5 jogos do Vasco na competição.
ºFoi titular em boa parte da campanha do Vasco no campeonato brasileiro. Na 1ª fase o Vasco ficou na 3ª colocação com 36 pontos conquistados em 21 jogos, chegando desta forma as quartas de final. só que nas quartas foi eliminado pelo Vitória após perder de 5 x 4 em Salvador e empatar em 2 x 2 e 1 x 1 no Rio de Janeiro. Alex jogou 17 partidas na competição.

2000
ºAlex foi, pela 2ª vez seguida, vice-campeão carioca pelo Vasco da gama. O Vasco começou bem e foi campeão da Taça Guanabara com 31 pontos em 11 jogos, invicto, 10 vitórias e 1 empate. Na Taça Rio ficou na 2ª colocação com 17 pontos, mas estava classificado para a grande final do estadual. Na final enfrentou seu algoz do ano anterior, o Flamengo. Na 1ª partida, 3 x 0 Flamengo e na 2ª o Flamengo venceu por 1 x 0, deixando o Vasco morrer na praia pelo 2º ano consecutivo.
ºO meia foi vice-campeão da Taça-Rio defendendo o Vasco. Na 1ª fase a equipe ficou na 2ª colocação do Grupo B que contava com Palmeiras(SP), Corinthians(SP) e Fluminense(RJ). Na semi-final enfrentou o São Paulo(SP) e venceu as 2 partidas, 3 x 0 e 2 x 1. Na final enfrentou o Palmeiras(SP) e perdeu a 1ª partida por 2 x 1 e a 2ª por humilhantes 4 x 0.
ºAlex Oliveira foi campeão da Copa Mercosul defendendo o Vasco. Na 1ª fase a equipe ficou no Grupo E com Atlético Mineiro(BRA), Peñarol(URU) e San Lorenzo(ARG) e terminou na 2ª colocação, passando para a fase seguinte. Nas quartas de final enfrentou o rosário Central(ARG) e venceu a 1ª partida de 1 x 0 em casa e perdeu de 1x 0 fora, vencendo nos penaltys por 5 x 4. Nas semi-finais pegou o River Plate e não teve pena. Venceu de 4 x 1 na Argentina e de 1 x 0 em casa. Na final enfrentou o Palmeiras(SP). Na 1ª partida 1 x 0 pros paulistas. Na 2ª partida, no Parque Antártica, o Palmeiras chegou a abrir uma vantagem de 3 x 0, mas aos 14 minutos do 2º tempo o Vasco diminuiu pra 3 x 1, aos 23 pra 3 x 2, aos 41 empatou o jogo e aos 48 do 2º tempo virou pra 4 x 3 e conquistou o título em um dos jogos mais emocionantes da história do futebol brasileiro.
°Alex jogou a Copa do Brasil pelo Vasco da Gama. Em seu 1º confronto o Vasco eliminou o botafogo(PB) com vitória de 3 x 1 na Paraíba. Na fase seguinte foi a vez da Ponte Preta(SP) ser eliminada pelo time da colina com empate de 1 x 1 e vitórias dos cariocas por 1 x 0. Só que, nas oitavas-de-final o Vasco foi eliminado pelo Fluminense(RJ) após empatar em 1 x 1 a primeira partida no mando de campo do fluminense e 2 x 2 a segunda partida com seu mando de campo. Alex jogou 4 partidas na competição.
ºSagrou-se campeão brasileiro defendendo o Vasco da Gama. Na 1ª fase da competição o Vasco ficou na 5ª colocação com 39 pontos conquistados em 24 rodadas. Nas oitavas de final a equipe eliminou o Bahia com empate em 3 x 3 na Bahia e vitória de 3 x 2 em casa. Nas quartas de final foi a vez do Paraná Clube ser eliminado com o Vasco vencendo de 3 x 1 em casa e derrota de 1 x 0 no Paraná. Nas semi-finais o Vasco tirou da competição o Cruzeiro, empatando em 2 x 2 em casa e vencendo de 3 x 1 em Minas. Na grande final enfrentou o São Caetano e, após empate em 1 x 1 em São Paulo, o Vasco venceu por 3 x 1 em casa e sagrou-se campeão brasileiro. Alex jogou 11 jogos na competição.
°Alex jogou o mundial de clubes pelo Vasco da Gama. Na 1ª fase ficou no Grupo B com Manchester United(ING), Necaxa(MEX) e South Melbourne(AUS) e se classificou na 1ª colocação vencendo os três adversários. Na final um confronto brasileiro, Vasco e Corinthians e, no tempo regulamentar, um empate em 0 x 0. Nos penaltys, Alex converteu o seu, mas não impediu o Vasco de perder a partida e ser vice-campeão mundial daquele ano.

2001
ºFoi campeão Baiano defendendo o Bahia. O tricolor da boa terra já estava automaticamente classificado para a 2ª fase da competição. Nesta fase ficou no Grupo A e foi líder isolado com 12 pontos em 8 jogos, ficando a frente de Colo Colo, Barreiras e Fluminense. Na semi-final voltou a enfrentar o Colo Colo e vencendo as 2 partidas por 3 x 0 e chegando a final. Na final enfrentou o Juazeiro e empatou o primeiro jogo em 1 x 1, mas venceu o segundo por 3 x 1 e sagrou-se campeão estadual.
°Jogou a Copa do Brasil defendendo o tricolor baiano, o Bahia. Na 1ª fase a equipe eliminou facilmente o América(RN) com vitória de 4x 1 fora de seus domínios. Na 2ª fase tirou o Santos(SP) da competição com duas vitórias por 2 x 0. Só que nas oitavas de final foi eliminado pelo Fortaleza(CE) após empate em 0 x 0 em casa e derrota de 3 x 0 no Ceará. Alex jogou 5 jogos na competição.
°Foi figura apagada na campanha do Bahia no campeonato brasileiro. O tricolor da boa terra conseguiu a 8ª posição na primeira fase da competição com 45 pontos conquistados em 27 rodadas e passou para a fase seguinte. Mas nas quartas de final o Bahia foi eliminado pelo São Caetano após empatar em 0 x 0 a partida decisiva tanto no tempo normal quanto na prorrogação. Alex jogou apenas 2 jogos da competição pela equipe baiana.

2002
ºParticipou da ruim campanha do Vasco no campeonato Estadual. O campeonato teve regulamento confuso e foi apelidado de Caixão 2002. Na Taça Guanabara o Vasco ficou na 2ª colocação com 28 pontos, ficando atrás do Americano de Campos. Na Taça rio novamente o Vasco foi 2º colocado e mais uma vez atrás do Americano, que por direito deveria sagrar-se campeão carioca. Contudo, foi incluída na competição uma nova fase, chamada de "fase final", que dividiu os 8 melhores colocados da competição em 2 grupos. O Vasco ficou no Grupo a, disputou 3 jogos e perdeu todos, inclusive com uma derrota de 4 x 1 para o Bangu e foi eliminado da competição.
ºParticipou da campanha do Vasco no Torneio Rio-são Paulo. O Vasco disputou 15 jogos no torneio, somando24 pontos e ficando na modesta 6ª colocação, não conseguindo assim passar para a fase seguinte do torneio.
ºJogou 7 dos 8 jogos do Vasco na Copa do Brasil. Na 1ª fase a equipe carioca eliminou o Sergipe(SE) com empate em 1 x 1 e vitória de 2 x 1. Na 2ª fase foi a vez do Santa Cruz(PE) ser eliminado após o Vasco vencer por 2 x 1 e empatar em 3 x 3. Na 3ª fase tirou o CSA(AL) com derrota por 2 x 1 fora de casa e vitória por 4 x 0 em casa. Nas quartas de final foi eliminado pelo São Paulo(SP) após vencer a primeira partida por 1 x 0 e perder a 2ª por 4 x 0.
ºParticipou da modesta campanha da ponte Preta no brasileirão. A equipe campineira ficou na 13ª colocação com 34 pontos conquistados em 25 rodadas. A macaca ficou 5 pontos atrás da zona de classificação para a segunda fase e 7 acima da zona de rebaixamento.

2003
ºfoi pela 3ª vez em sua carreira, vice-campeão carioca, desta vez pelo Fluminense. O tricolor foi 3º colocado da primeira fase da competição com 20 pontos conquistados, passando para as eliminatórias. Na semi-final enfrentou o Flamengo e não teve dó, empatando um jogo por 1 x 1 e vencendo o segundo jogo por 4 x 0. Na final enfrentou o Vasco e acabou derrotado nos 2 jogos por 2 x 1, sendo vice-campeão estadual.;
ºParticipou da campanha do Fluminense na Copa do Brasil. Na 1ª fase a equipe eliminou seu xará, Fluminense(BA) após empate em 1 x 1 e vitória de 4 x 0. Na 2ª fase eliminou o Flamengo(PI) com vitórias de 2 x 1 e 2 x 0. Nas oitavas foi eliminado pelo Sport Recife(PE) após derrotas de 1 x 0 e 2 x 1. Alex jogou 4 jogos na competição.
ºAjudou o fluminense a não ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro. O tricolor ficou na 19ª colocação com 52 pontos conquistados em 46 rodadas, apenas 3 acima do rebaixado Fortaleza(CE). Alex jogou 19 jogos e fez 2 gols no brasileirão.

2004
ºFoi figurante na péssima campanha do Vitória no Brasileirão. O rubro-negro baiano somou apenas 48 pontos em 46 rodadas do campeonato ficando na 23ª colocação entre 24 equipes participantes. Para completar a péssima campanha o vitória teve a pior defesa da competição com 83 gols sofridos, média de 1,8 gols sofridos por partida. Alex Oliveira jogou penas 1 jogo no campeonato.

2005
ºFoi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro defendendo o Brasiliense. A equipe do distrito Federal fez péssima campanha no brasileirão somando apenas 41 pontos em 42 rodadas, ficando na 22ª e última colocação do campeonato. Alex jogou 20 jogos e marcou 3 gols na competição.

2006
ºFoi vice-campeão estadual defendendo o Santa Cruz. O tricolor pernambucano começou bem a competição sendo campeão incontestável do primeiro turno da competição com 19 pontos conquistados em 9 rodadas. No segundo turno o Santa ficou com o vice-campeonato com 18 pontos, 3 a menos que o Sport Recife. Os campeões dos 2 turnos se enfrentaram na grande final do estadual. No 1º jogo o Santa perdeu no Arruda de 2 x 1 para o Sport. No jogo de volta, na Ilha do Retiro, o Santa venceu de 1 x 0, levando a decisão para os penaltys. Após 14 cobranças o Sport sagrou-se campeão com vitória por 5 x 4.
ºParticipou da ruim campanha do Santa cruz na Copa do Brasil. Na 1ª fase a equipe teve dificuldade para eliminar o desconhecido Vila Aurora(MT) após empatar o primeiro jogo fora de casa em 0 x 0 e vencer em casa de 1 x 0. Na 2ª fase, contra o Vitória(BA) o Santa acabou eliminado após empatar em casa por 2 x 2 e perder na Bahia por 3 x 2.
ºFoi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro defendendo o Santa Cruz. A equipe tricolor foi a lanterna da primeira divisão nacional com 28 pontos conquistados em 38 jogos, tendo um dos piores ataques e a pior defesa do campeonato. Alex jogou 6 jogos na competição.
°Chegou ao Remo quando a equipe era dada como rebaixada a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, a situação parecia irreversível. após 16 partidas com a camisa azulina, 10 gols marcados e incontáveis assistência para gol, Alex ajudou o Remo a ficar na 12ª colocação da Série B com 46 pontos conquistados. Foi um dos principais protagonistas da reviravolta no campeonato e é considerado ídolo pela torcida paraense.

2007
ºParticipou da campanha do Vila Nova no campeonato goiano. O Vila foi muito bem na primeira fase d campeonato, conseguindo ser o líder do Grupo B com 36 pontos conquistados em 17 rodadas e passando para a fase eliminatória. Só que nas semi-finais enfrentou seu grande rival, o Goiás e, após perder de 2 x 1 (gol de Alex) a 1ª partida, empatou em 1 x 1 a segunda partida e foi eliminado do estadual.
ºFoi figura de destaque na grande campanha do Vila Nova na Série C do campeonato brasileiro. Na 1ª fase a equipe ficou no Grupo 10 com Itumbiara(GO), Grêmio Jaciara(MT) e Esportivo(DF). Após 6 rodadas somou 13 pontos e foi campeão do Grupo, passando para a fase seguinte. Na 2ª fase o Vila ficou no Grupo 22 com CRAC(GO), Guarani(SP) e Rio Claro(SP) e teve complicações. Após perder as duas primeiras partidas, o Vila venceu 3 dos 4 últimos jogos, conseguiu somar 9 pontos e passou para a fase seguinte como 2º colocado do grupo. Na 3ª fase mais um grupo, desta vez o 27 junto com Esportivo(S), Atlético(GO) e Villa Nova(MG). O Vila foi campeão invicto do grupo com 3 vitórias e 3 empates e chegou no octogonal final. A 1ª rodada do octogonal previa a boa campanha que os goianos fariam, 5 x 1 no Nacional(PB) e no fim o Vila somou 24 pontos em 14 jogos, ficou na 3ª colocação e subiu para a segunda divisão nacional. Alex marcou 7 gols na competição.

2008
ºParticipou da péssima campanha do Vila Nova no campeonato estadual. Mesmo com um dos elencos mais caros da competição e empolgado após a volta para a série B do brasileiro, o Vila sequer passou da primeira fase do estadual, ficando na3ª colocação do Grupo A atrás de Atlético e Anápolis. O tigre, como é conhecido, ficou na 5ª colocação geral do campeonato.
ºFoi figura de destaque na boa campanha do Vila na Série B do brasileiro. Ao final do primeiro turno da série B, o Vila era um dos favoritos ao acesso e se enquadrava entre os 4 primeiros colocados da competição com campanha irrepreensível. Só que o tigre deu uma caída e terminou a competição na 6ª colocação com 58 pontos, 5 atrás do 4º colocado Barueri(SP).

2009
ºAjudou o Paulista de Jundiaí a não ser rebaixado para a Série A2 do campeonato paulista. A equipe interiorana somou 20 pontos no paulistão, ficando na 12ª colocação, mas com apenas 1 ponto a mais que o rebaixado Guaratinguetá. Alex jogou 14 jogos e marcou 2 gols no paulistão.
ºFoi rebaixado para a terceira divisão do brasileiro defendendo o ABC. O alvinegro potiguar foi o lanterna da série B com apenas 35 pontos conquistados na competição. Os nordestinos também tiveram o pior ataque e a 2ª pior defesa da competição.

2010
°Defendendo o Madureira, Alex foi 3° colocado do Grupo B no primeiro Turno do Carioca, atrás apenas de Vasco e Botafogo e quinto colocado do mesmo grupo no segundo turno, terminando a competição na 9° colocação entre 16 times que disputavam o campeonato.
°Defendendo o Santa Cruz na Série D, Alex o ajudou a equipe a ser segunda colocada de seu grupo, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Na segunda fase enfrentou o Guarany(CE) e ganhou por 4 x 3 em casa, porém, na partida de volta perdeu de 2 x 0 e a equipe de Alex acabou precocemente eliminada.

2011
°Alex havia sido contratado pelo Macaé para disputar o campeonato carioca, porém foi muito mal em um amistoso da equipe que terminou empatado, o que desagradou muito o técnico Dário Lourenço. Sabendo disso o Paysandu fez proposta e poucos dias depois o atleta estava treinando com a equipe paraense.
°Ao início do campeonato paraense, Alex Oliveira era o 2º jogador mais velho a estar escrito na competição na temporada perdendo apenas para o volante Sandro que era seu companheiro de Paysandu.
ºEsteve na seleção da 7ª rodada do campeonato paraense escolhida pelo colunista e radialista Gérson Nogueira do jornal O Diário do Pará, Alex foi um dos 2 meias escolhidos. Defendia o Paysandu na Competição.
ºO meia esteve em uma situação curiosa no Paysandu. O presidente do clube, Luiz Omar Pinheiro, indignado por alguns resultados ruins da equipe afirmou havia demitido alguns jogadores, entre eles Alex Oliveira. Poucos dias depois o presidente voltou atrás e Alex foi reintegrado ao elenco. Após um começo de segundo turno ruim no campeonato paraense, o presidente voltou a dispensar Alex Oliveira e o restituiu novamente ao elenco. Após a eliminação no segundo turno do estadual, o Paysandu foi fazer 2 amistosos no Amapá e, sem conquistar sequer uma vitória nos amistosos dispensou de vez o meia Alex Oliveira.
ºParticipou da campanha do Paysandu no campeonato paraense. Na Taça Cidade de Belém a equipe ficou na 2ª colocação da fase classificatória, passando as semi-finais. Nesta segunda fase enfrentou o Independente\Tucuruí e, com empate em 3 x 3 e vitória por 3 x 1 classificou-se para a final do turno. Na final venceu o Cametá por 2 x 1 fora de casa e por 3 x 2 em casa e sagrou-se campeão do primeiro turno. No segundo turno, por sua vez, o Paysandu sequer chegou perto de se classificar para a segunda fase, somando apenas 8 pontos em 7 jogos. Na grande final (que disputou por ter sido campeão do primeiro turno), o Paysandu enfrentou o Independente\Tucuruí. Após empate em 2 x 2 fora de casa, o Paysandu precisava vencer em casa para sagrar-se campeão ou empatar para levar o jogo para os penaltys. O Paysandu abriu o placar, mas ainda no primeiro tempo levou 3 gols e acabou a primeira etapa perdendo por 3 x 1. Conseguiu um heroico empate por 3 x 3 ao final do jogo e levou a partida para as penalidades máximas. Após errar as 3 primeiras cobranças e ver o Independente\Tucuruí concluir todas, o Paysandu ficou com o vice-campeonato estadual e pela primeira vez, viu um título paraense ficar com um clube do interior do estado em mais de 100 anos de competição.
ºParticipou da modesta campanha do Goiânia na segunda divisão do campeonato goiano. A equipe alvinegra somou 15 pontos em 11 rodadas, obtendo 3 vitórias, 6 empates e 2 derrotas e ficando na 6ª colocação entre 12 equipes participantes. O Goiânia ficou 6 pontos atrás da zona de classificação para a segunda fase e 4 acima da zona de descenso de divisão.



O jogador ganhou o “troféu perebão 2011” (piores jogadores do ano no futebol paraense) em escolha da equipe do “bola”, caderno de esportes do Jornal “o Diário do Pará”. Segundo o jornal: “Sabe aquela história de que ex-remista não dá certo no paysandu e vice-versa? Pois é, parece que nosso amigo Alex Oliveira, mesmo com seus 36 (!) anos de experiência, não quis tmar conhecimento dessa máxima e resolveu vestir a camisa do papão, depois de ter ido bem no Remo em 2006. No novo encontro com o pará ficou mais na corda bamba que ministro da Dilma e calçou mais chinelinho que chuteira."

Nenhum comentário: